quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Resposta de Alexis Malabi sobre ASSISTENCIALISMO


Muitas vezes sou interpretado como agressivo em meus textos ou até mesmo em minhas falas por optar em falar o básico, digo, sem muitos rodeios e por julgar em muitos casos a sociedade como principal culpada pela desordem política em que vivemos.
Portanto, para abordar o tema

Assistencialismo, vou usar como recurso inicial o significado da palavra segundo alguns dicionários, pois sempre uso como base essa referência, digo, real significado da palavra.
Assistencialismo: Relativo à assistência, em que ha assistência àquele que presta o favor.

Visto isso, percebe-se a amplitude do tema, considerando a referência a ser dada para tratar do assunto.

Politicamente falando, o Assistencialismo é inevitável e se trata de um direito constitucional, apesar de extremamente falho.

 Quando a constituição nos garante o direito a segurança, a saúde, a moradia, ao ensino, à vida e afins, ela nos dá uma falsa impressão de segurança...

Por falar nisso, o artigo 5º da Constituição Federal é lindo, mas ainda um mero conto de causa.

A sociedade sempre opta por agredir a classe política por conduzir o Assistencialismo de forma eleitoreira e em 99% dos casos ela está repleta de razão, mas ai fica a pergunta...

O que ela faz para mudar esse cenário?!

Nada, esse é o termo único para abordar de forma enfática o descaso tido pela sociedade e que ironicamente vai contra ela mesma.

Por essa razão, os poderes paralelos, leiam-se Tráfico de Drogas, Multinacionais e as grandes emissoras de canais abertos, em especial a Rede Globo, possui tamanha importância para a sociedade brasileira, pois eles focam em suprir as inúmeras falhas deixadas por quem deveria de fato cuidar de toda a sociedade.

Voltando a falar das responsabilidades sociais de cada indivíduo, que em tese pode ser considerado uma forma de Assistencialismo também prevista na Constituição Federal, mais uma vez esbarramos no descaso.

Quando o governo constrói um patrimônio público cumprindo com a sua obrigação de Assistência à Sociedade, ele o entrega em perfeitas condições, porém, a sociedade acredita que é de responsabilidade do próprio governo fazer a manutenção o que eu considero errado.

 Quantas praças públicas, escolas e até postos de saúdes vemos serem depredados ao longo de sua existência?!

E em geral não são destruídos por indivíduos de localidades alheias e sim daquela região especificamente, que, em tese, deveria tratar do bem com o maior zelo possível por ser um usuário direto.

O fato é que o cotidiano corrido faz com que os políticos tirem proveito do uso indevido dos direitos constitucionais e dentre eles está o Assistencialismo.

A sociedade, cada vez mais individualista, paga o preço por estar incansavelmente em busca do insaciável consumismo e aos poucos vamos deixando de lado os valores morais.

Pergunto a vocês leitores com idade superior a 25 anos.

Quantas famílias vocês conhecem que preservam o hábito de almoçar reunidos em um domingo?!

Essa prática acredite ou não, também é uma forma de assistencialismo, pois era nesse importante e significativo momento que os indivíduos poderiam conhecer a realidade alheia do ente querido e, caso estivessem em condições, davam a assistência necessária para que todos pudessem seguir seus caminhos na mais ampla paz.

A sociedade precisa compreender que ela é uma terceira pessoa, digo, o gosto comum entre todos que a compõem.

Quem sabe um dia ela consiga enxergar isso e passe a usufruir melhor dos seus direitos assistencialistas, sem permitir que os poderes paralelos ou os políticos oportunistas tirem proveito dessa grave falha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante esta postagem, com ricos detalhes da visão de um sobrevivente do sistema....
Alias, todos nós devemos refletir profundamente, em prol do futuro ate mesmo nos nossos filhos, que ja estao vendo valores invertidos....
Ou que valores morais são esses????? Aonde vamos chegar????

Assistência nos dicionários nos leva a presença, assiduidade..

E vamos mais além ASSISTIR, é estar presente,comparecer e dar conforto moral ou material.....

Fica a pergunta:

Estamos confundindo as palavras??????