sexta-feira, 13 de julho de 2012

12/07/2012 Um dia que marcou a nossa Cidade - CABO FRIO



Sinceramente eu só fui me dá conta da tragédia causada pela chuva de granizo e a ventania em nossa Cidade, quando alguns moradores do bairro Manoel Correa começaram a entrar em contato comigo

O desespero deles no telefone era algo apavorante e quando eles pediram para que eu fosse até lá eu não imaginava que iria ver algo tão surpreendente, casas com os telhados arrebentados, ruas alagadas, árvores derrubadas, falta de iluminação e um misto de indignação e desespero pelos moradores

Eu e Biléo passamos aproximadamente uma hora e meia dentro da comunidade e absolutamente nada estava sendo feito, nem ampla, nem defesa civil e nem autoridades estiveram presentes enquanto lá estavamos, eram os moradores e o caos

As crianças e os idosos eram os mais assustados e os poucos vizinhos com casa de laje cederam os espaços para que todas as crianças pudessem ficar enquanto os adultos se ajudavam e procuravam salvar seus móveis e outros objetos

Ao chegar em casa recebi a ligação que uma escola já havia sido aberta e que os assistentes sociais já se encontravam no local

Caso alguém queira doar algo, eles estão necessitando de roupas de cama, colchonetes, agasalhos, telhas e o que puder ser doado ( As roupas de cama, agasalhos e colchonetes, são porque tudo ficou ensopado, já que a grande quantidade de casas são de telhas eternit fina)

Local para doações:
CRAS DA RUA PANAMÁ, EM FRENTE A IGREJA CATÓLICA

Não foi somente o bairro Manoel Correa que sofreu com a chuva de granizo e os ventos fortes, no bairro de São Cristóvão árvores foram arrancadas, na entrada da faculdade Veiga de Almeida uma estrutura caiu e o totem publicitaria da faculdade também, no bairro Guarani quase todas as ruas estavam alagadas, no Parque Burle também havia pontos de alagamentos

Três coisas devem ser levadas em consideração 

A 1° - Não há como lutar contra a natureza, isto é fato, não se pode culpar ninguém pela chuva de granizo e as ventanias 

2° - Alagamentos em nossa Cidade é um caso crônico, bastam alguns minutos de chuvas e a Cidade fica um caos, isto sim é falta de planejamento e ações por parte do poder público! 

3° - O bairro Manoel Correa é desassistido, literalmente abandonado pelo poder público, todas as ruas estavam alagadas e segundo os moradores o único orgão público que vai lá é a polícia

Deste dia eu pude aprender o seguinte, discutir problemas sociais e tudo que gira em torno de uma comunidade sem viver a realidade nua e crua, não é discussão é achismo, achismo de quem não sabe a diferença entre discutir comunidade e de viver numa comunidade!

Bom, já passam das 5 e meia da manhã e eu estou exausto, antes de encerrar gostaria de dizer que o bairro Manoel Correa já está sendo assistido pela prefeitura e ações já estão sendo tomadas, se possível tentarei ir mais tarde até a comunidade para trazer novas notícias para vocês leitores

Vejam as fotos e os vídeos que foram feitos:


Bairro Manoel Correa

Vídeos do bairro Manoel Correa

Esta Sra que aparece no vídeo estava indignada e toda tremula e ao me ver passar pediu para que eu gravasse este recado


Neste vídeo eu estou dentro da casa de uma das moradoras e o estrago era grande, a casa, o quintal é a ruas estavam alagadas


Desespero, agonia e indignação dos moradores

Nenhum comentário: