segunda-feira, 28 de maio de 2012

Semana dedicada aos Idosos


Nesta semana estarei dedicando entre uma postagem e outra matérias sobre os idosos, abordarei as dificuldades, benefícios e avanços em nosso País, Estado e Município 

Espero poder contar com a colaboração dos leitores nas abordagem de assuntos e na troca de ideias para melhorar a vida de quem um dia batalhou muito e hoje em algumas situações é ignorado e abandonado

TRANSPORTE COLETIVO

Idosos sem cartão de gratuidade tem acesso restrito aos coletivos

A carteira de identidade é aceita apenas em ônibus que tem cobrador em Cabo Frio. Caso contrário, o único jeito é esperar.


Em Cabo Frio, idosos que não possuem o cartão que dá gratuidade ao transporte na empresa de ônibus tem acesso restrito aos coletivos. A carteira de identidade é aceita apenas em ônibus que tem cobrador. Caso contrário, o único jeito é esperar.

Deja tem 69 anos e usa o ônibus todos os dias. Por Lei Federal, toda pessoa apresentando documento que comprove 65 anos ou mais tem direito a gratuidade na passagem, mas em Cabo Frio a lei nem sempre é respeitada. Deja tenta entrar em um carro que não tem cobrador.

Nos veículos com cobrador ela pode embarcar, mas não passar pela roleta. É assim para todos os idosos que tentam usar o transporte coletivo, apresentando só a carteira de identidade. Mas o acesso é livre em qualquer veículo com o cartão do idoso. Feito de graça na empresa responsável pelo transporte coletivo urbano.

Até o meio do ano vai ser formada uma Comissão de Conselhos, unindo outros setores para fiscalizar com mais eficiência o transporte público em Cabo Frio. O conselho do idosos vai fazer parte da comissão. O secretário Executivo diz que reconhece a importância da bilhetagem eletrônica, mas que a carteira de identidade tem que ter o mesmo valor. Ainda mais que Cabo Frio recebe muitos turistas idosos.

A ideia é alcançar a experiência vivida por Ragy e a mulher no Espírito Santo.
A Salineira informou que o idoso precisa apresentar o bilhete eletrônico, pois  é uma forma de garantir o controle de acesso e evitar fraudes. Explicou ainda que o cartão é gratuito e fica pronto no mesmo dia. A empresa esclarece que sem o bilhete eletrônico, por questões de segurança, não é permitido o acesso dos idosos nos micro ônibus. Como esses veículos não possuem bancos antes da roleta, a orientação é que o idoso pegue o veículo convencional.

A opção da empresa em fazer o cartão não pode ferir a Constituição, já que a gratuidade é válida em todo território nacional através da comprovação da idade 

A empresa 1001, constantemente fere as Leis, já que idosos só tem garantida a gratuidade nos ônibus chamados convencionais (Duas portas) 

Não é difícil encontrar idosos na rodoviária de Cabo Frio aguardando o tal convencional, observe que a empresa se dirige aos ônibus de uma porta de convencional com ar e neste os idosos não podem embarcar gratuitamente, veja logo abaixo a simulação que fiz 

Observe que dos 14 ônibus disponíveis para Macaé somente 5 são de 2 portas os outros 9 ônibus são os de uma porta, esta é a forma encontrada pela empresa para burlar a O ESTATUTO DO IDOSOS

Leia este trecho da lei

No geral a maioria dos idosos não reclamam seus direitos ou por desconhecer, ou por não ser ouvido, ou por não querer arrumar mais um aborrecimento e as empresas sabem disto!

Sendo assim, as leis são descumpridas e os idosos penalizados!

Que sejamos as vozes destes idosos e que façamos valer seus direitos!

Estatuto do idoso

Nenhum comentário: