quinta-feira, 15 de março de 2012

Discutindo o que não querem discutir em nossa cidade - ESTADO LAICO

O Brasil é Laico?
O Estado do RJ é Laico?
Nosso Município é Laico?

Mais o que significa esta palavra?

Segundo a Wikipédia, um estado secular ou estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião
Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente indepedente de sua escolha religiosa e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião

Como nosso Município tende a discutir muito mais fofocas, disse-me-disse, factóides e xingamentos, venho propondo aos meus leitores e visitantes deste blog, uma discussão aberta em torno de vários assuntos que não são levados em consideração por uma grande parcela de nossa sociedade 

No dia 16/11/2011 na Alerj - RJ, foi comemorado os 103 anos de Umbanda, conforme o vídeo abaixo


No dia 13/03/2012 (Estou me baseando no dia da postagem do vídeo no youtube) na Câmara dos Deputados em Brasilia, foi comemorado o centenário das Assembleias de Deus no Brasil


Ambos os casos geraram muitas discussões em relação a separação de Política e Religião

Em nossa Câmara de Vereadores, há Católicos, Espiritas e Evangélicos, se há Umbandista ou alguém de outra religião não posso afirmar por desconhecer

Bom, onde quero chegar e na seguinte pergunta para você que abriu esta postagem, Política e Religião devem ser separadas ou devem andar juntas?
Nosso Município é Laico ou não?
O que você pensa a respeito?

Conto com a participação de vocês!

Acredito que todo amadurecimento parte de um debate saudável, por está razão não será aceito comentários que eu julgue ofensivo a religião, pessoal ou instituição

7 comentários:

Anônimo disse...

Ana Maria Henriques Não consegui acessar o blog - o eterno problema de velocidade!! Mas mesmo assim, vou tentar responder sua pergunta,mesmo não tendo lido a postagem.
Não, política e religião não devem andar juntas. O pq é muito claro para mim. A religião de um modo geral trata das coisas espirituais, enquanto a política das coisas materiais. Não se pode ser um padre, pastor, um mestre budista, um pregador muçulmano ou um rabi israelita e querer curtir a matéria como qq ser humano não religioso. Um religioso deve estar voltado para sua fé, sua igreja, seus seguidores. O político, devido as muitas maracutaias envolvidas, não pode e nem deve ser um religioso, pois estaria mentindo não apenas à Deus, mas ao povo fingindo ser uma coisa que na verdade não é: puro de coração e mente. Na verdade, para mim ou se é religioso ou se é político. Não há como misturar as duas coisas. É como água e óleo não se misturam. Embora seja muito claro para mim colocar isto em palavras é um tanto difícil. Mas acho que deu para entender o que quero dizer.

Anônimo disse...

Ana Maria Henriques É o que penso. Não consigo aceitar pastores como políticos,pois nem fazem uma coisa nem outra. Não há como se dividir em duas posições tão antagônicas. Elas batem de frente, não combinam e muito menos se ajudam. Ajuda, apenas, a quem falsamente faz uso das duas. E, tem mais o que é muito pior: com essa de pastor da igreja A, B. ou C vir candidato, na verdade está fazendo de seus subordinados (outros pastores menos qualificados) como cabos eleitorais e isso precisa ter um fim! Os evangélicos precisam ter voz, mas a sua própria voz e não a do pastor de sua igreja. Devemos votar para construir uma cidade melhor, um estado melhor e um país melhor, e não pq o chefe de sua igreja vai se candidatar. Para mim é coerção!!

Anônimo disse...

Sandra Barbosa · 5 amigos em comum
Certíssima Ana Maria Henriques.......Concordo com vc...

atanasio disse...

Claro que entendi Ana Maria Henriques, muito boa a sua colocação!

PATRICIA AGUIAR disse...

PATRICIA AGUIAR, FAÇO DAS PALAVRAS DA ANA MARIA AS MINHAS, E INFELIZMENTE NA NOSSA REGIÃO, TAMOIOS, A GRANDE MAIORIA NÃO É LAICO, POIS SE DEIXAM LEVAR POR DETERMINADOS PASTORES QUE USAM DE MÁ FÉ PARA SE DAREM BEM, NÃO VOU GENERALIZAR POIS TEM EVANGELICOS MUITO CONSCIENTES E COM OPNIÃO PROPRIA, MAS A GRANDE MAIORIA INFELIZMENTE SE DEIXAM ENGANAR.
TANTO QUE TEM ALGUNS QUE SE DIZEM POLITICOS E QUE VEM A CANDIDATO A VEREADOR QUE COMEÇOU A ATACAR DE EVANGELICO NO FACE E EU SEI QUE ELE E A MULHER DELE SÃO UMBANDISTAS, SÃO ESSES TIPOS QUE FAZEM AS RELIGIÕES SEREM DESACREDITADAS.
PARA MIM TODA RELIGIÃO É BOA SÃO OS OPORTUNISTAS QUE SE INFILTRAM NELAS É QUE ACABAM DENEGRINDO A IMPORTÂNCIA É A FÉ DE CADA UM.

Tércio Schelck disse...

Creio que uma pessoa possa sim, estar nos caminhos de Deus e desenvolver trabalhos a frente da Política. Agora , misturar as coisas, levando política para dentro das Igrejas ou trazendo o Santo nome de nosso Deus para dentro da Política, é de uma enorme infelicidade e querer desafiar a Deus em sua palavra. Na minha visão, o que jamais poderemos fazer é Misturar as coisas. Se a pessoa tem seus princípios e caráter, jamais necessitará misturar Religião e Política. Deizo aqui o meu exemplo, de que estava congregando em uma igreja no centro de Cabo Frio, distante 100km(ida e volta) de minha residência. Então decidi, não sozinho, mas com a benção de nosso Eterno Pai, que EU deveria vir congregar mais próximo de minha residência e assim, passei a servir ao Senhor no CEI-Centro Evangelístico Internacional de Barra de S. João, que é outro município. Entendo que não devemos jamais misturar Religião com Política e seria certo que se eu continuasse a sevir nosso Deus lá, onde sempre fui muuito, mas muito bem tratado por todos, aos poucos poderia ouvir que: Estaria eu lá naquela casa do Senhor, tão distante de minha residência, somente por eu ser aspirante a político. Então meus amigos, tenho a plena convicção de que é possível sim, caminhar com Deus e trabalhar na Política, mas NUNCA em hipótese nenhuma, misturar as coisas.

Tércio Schelck.
Tamoios é Cabo Frio.

Igualdade Racial:mudando o rumo da história... disse...

Em um estado laico o que precisamos é o distanciamento cada vez mais das religiões do poder. O mecanismo que se tornou bastante azeitado nos últimos anos, foi o casamento perfeito entre políticos e denominações religiosas que manipulam pessoas a transformarem tais políticos em governantes para assim, a partir de alianças políticas, exercerem o poder paralelo de convencimento do povo de suas convicções religiosas. Não fosse apenas isto, de maneira totalmente desregrada usam o dinheiro público para patrocinarem seus interesses, seus eventos e suas ritualísticas para mais pessoas se tornarem suas seguidora e maior passar a ser o seu poder. Também existe a covarde utilização de espaços públicos como templos religiosos por um único seguimento. Como mudar esta forma medieval de ver o mundo? Não sabemos... Movimentos, grupos de pessoas, trabalhos articulados. Mas, a religião possui um domínio muito grande e será muito difícil fazer os políticos-religiosos entenderem que precisamos de todas as crenças para o desenvolvimento completo.