sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Epidemia! CRACK


No Conexão Repórter desta quinta-feira, 26 de fevereiro, um documento completo e contundente sobre o mundo do crack. Detalhes da droga como nunca se mostrou! Roberto Cabrini passou a noite na Cracolândia e contou histórias de cidadãos perdidos no vício. São depoimentos emocionantes. Uma pedra devastadora que, certamente já atingiu alguém muito próximo a você. São imagens fortes de viciados sendo resgatados. Acompanhamos o drama da mãe que abandonou tudo: família, trabalho, casa e a própria vida para viver na rua com o filho viciado.

Primeiros dias de 2012. Uma grande operação da Polícia Militar toma as ruas da Cracolândia no centro de São Paulo. A ação tem o objetivo de combater o tráfico de drogas, diminuir a criminalidade e recuperar viciados. Entre uma conversa e outra, usuários de crack seguram seus cachimbos e pedem dinheiro para sustentar o vício. Nos ultimos anos, o crack virou uma epidemia. São 600 mil usuários de crack no Brasil. Autoridades do Rio de Janeiro também tomam uma atitude polêmica: a internação a força para limpar as ruas da cidade. Acompanhamos uma dessas operações. Chegamos no Parque União, no Complexo da Maré. Policiais armados participaram do trabalho para a segurança dos funcionários da Prefeitura. Um menino, menor de idade, não quer ser levado. Ele resiste e é preciso duas pessoas para carregá-lo. Uma outra usuária de crack está grávida. Ela chora e resiste. Os viciados parecem estar alterados. A fala é confusa. No final da operação, a grávida e um jovem conseguem fugir. Os menores de idade são levados para casas, onde passam por uma triagem e em seguida são levados para os abrigos. 





Corpos franzinos, rostos desfigurados. Usuários de crack perambulam sem rumo, viajam em suas alucinações e tomam as ruas de várias Cracolândias espalhadas pelo país. São Paulo, Rio de Janeiro, Acre. São nessas regiões que se concentram as operações para resgatar os chamados nóias. A chamada: uma internação forçada de um dependente de crack, a luta pela superação. O viciado, neste caso, é um jovem de 21 anos. Nossa equipe acompanhou o dia de uma equipe de resgate de dependentes químicos. Confuso, depois de conversar com médicos, o rapaz decide ir para uma casa de recuperação. O viciado daqui pra frente vai enfrentar grandes desafios. Um caminho nada fácil. Mas como é possível a cura do crack?



Estudos mostram que a maioria dos usuários de crack só consegue ganhar do vício quando se apega a uma religião. Marcos Pereira, um famoso pastor faz esse trabalho de tirar jovens das Cracolândias do Rio. Em seu arquivo pessoal tivemos acesso a vídeos de pessoas que ele conseguiu salvar. Imagens chocantes. Viciados fumam o crack e usam a droga compulsivamente. Thiago, um ex-viciado foi resgatado pela equipe do pastor. Recebeu tratamento, conseguiu um emprego e agora está um novo Thiago. Hoje ele trabalha como pedreiro e sonha com um futuro melhor. Francisco é outro ex-viciado que também fumava crack ao lado de Thiago. Hoje ele também está recuperado, com 10 quilos a mais e com um emprego.



Durante nossa reportagem encontramos uma história emocionante. David um jovem, que como muitos também é viciado em crack. Conhecemos sua realidade de perto. Foram muitos momentos de convivência. A mãe abandonou a vida confortável para morar junto com o filho drogado. Sensibilizados por esta realidade, a família resolveu tentar ajudar David. Depois de muita conversa, parentes e pastores conseguem convencê-lo a se tratar. Semanas depois, visitamos o local onde David estava internado. Para a nossa decepção, o jovem saiu da clínica e abandonou o tratamento com apenas uma semana. Semanas depois encontramos David nas ruas de São Paulo. Ele explica que saiu da clínica por causa da namorada, que também abandonou o tratamento em uma casa de recuperação feminina. David perdeu a batalha, perdeu para a vontade incontrolável do crack. O crack é potente, devastador, o fim da linha. Leva a dependência extrema, mas é possivel sim a recuperação. Além de cuidados médicos, é preciso muita muita perseverança e vontade de vencer, vontade de viver.

2 comentários:

Tércio Schelck disse...

Podemos notar que as duas principais causas de morte associadas ao crack na literatura científica são o homicídio e a AIDS. Contudo, o uso excessivo de crack tem potencial para matar uma pessoa, pois eleva a temperatura corporal assim como pode desencadear arritimias e acidentes vasculares cerebrais,segundo estudos já comprovados. Provoca em alguns indivíduos a degeneração dos músculos do corpo,transformando a aparência esquelética ao indivíduo: ossos da face salientes, os braços e as pernas ficam finos e as costelas aparentes.
Como o uso, muitas vezes, é comum que a pessoa pouco se alimente, ficando debilitada, física e emocionalmente, o que pode trazer conseqüências e graves complicações orgânicas. Geralmente um usuário de crack, após algum tempo de uso, utiliza a droga apenas para fugir da sensação de desconforto causado pela abstinência e outros desconfortos comuns a outras drogas estimulantes como depressão, ansiedade, com uma carga maior de agressividade.
O uso dessa droga e sua potente dependência, em muitos casos, leva o usuário à prática de pequenos crimes para suprir sua intensa necessidade de usá-la novamente, a compulsão. Nesses casos, é comum que os dependentes vendam objetos de casa e da família. Já existem alguns estudos que relacionam a entrada do crack com o aumento da criminalidade e furtos praticados por jovens, assim como também um aumento da troca de sexo por droga com a finalidade de manter o vício, em ambos os sexos.
O crack é uma droga traiçoeira. Vicia muito rápido. A sociedade e os governos precisam é aceitar que a dependência química existe. Ainda não há uma cura definitiva (só a própria força de vontade do dependente diminui os efeitos), mas sem dúvida é uma doença e deve ser tratada como tal. A pessoa não vicia por ser fraca ou não ter caráter. É preciso antes acabar com o preconceito.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima,porém temos que acabar com os traficantes tb.
Excelente matéria !!!andigine