sábado, 15 de outubro de 2011

DESABAFO PARTICULAR

CIEP - Centro Integrado de Educação Pública

Devo o pouco conhecimento e instrução que tenho ao Ciep do bairro Pantanal em Duque de Caxias, lembro-me bem de cada detalhe daquela escola de como era bom está ali e estudar ali

Eu e minhas irmãs faziamos parte dos quase 90% dos alunos que dependiam do café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que ali era servido

Toda segunda feira, todos os alunos eram reunidos no pátio para cantar o Hino Nacional e o Hino do Município de Duque de Caxias

Foram dias maravilhosos de minha formação como cidadão, ali aprendi a ler e escrever, ali aprendi a tocar tarol  (instrumento musical) e passei a fazer parte da fanfarra do Ciep, ali me sentia alguém importante para o meu País, até que um dia tudo acabou!

Já não se cantava os Hinos nas manhãs de segundas feira, já não havia mais café da manhã, somente um simples almoço, já não passavamos o dia todo no Ciep, já não tinhamos a atenção dos poucos professores que restaram naquele lugar

Meus sonhos foram acabando, minha mãe já não podia trabalhar fora, pois não havia quem ficasse com minhas irmãs mais novas e ela também não tinha condições de pagar

Me vi obrigado a largar os estudos e a trabalhar, desde então nunca mais voltei a uma escola, peço que não me julgue por isto, pois somente eu sei das minhas necessidades e responsabilidades, só eu sei como me faz falta

Parei na 5° série do ensino fundamental, o pouco que sei vem da força e da semente que foi plantada lá naquele Ciep do bairro pantanal em Duque de Caxias


Resumi um pouco da minha história no Ciep por dois motivos:

PRIMEIRO
Homenagear o dia dos professores, que infelismente não tem o valor devido e são a ESPINHA DORSAL do futuro de qualquer Nação

SEGUNDO
Perguntar porque acabaram com o primeiro modelo de Ciep's, porque acabaram com a forma de ensino que formou minhares de Brasileiros?

Assista este vídeo

Este vídeo não é sensacionalismo, pois tenho autoridade para falar, eu vivi isso!

Hoje se meus filhos sabem cantar o Hino Nacional e o Hino da Cidade de Cabo Frio é porque eu ensinei e faço disto uma constância na vida deles

Apesar de ser liberado o chinelo de dedos, bermudas, bonés e vários outros utensílios que não faz parte do uniforme escolar, faço questão que eles vá como deve ser, calça jeans, calçado fechado e blusa escolar

Nunca tirei a autoridade de nenhum professor que eles tiveram e tem, tanto eu como minha esposa não deixamos de ir as reuniões marcadas e periodicamente vamos a escola para saber do andamento deles

Talvez você imagine que quero aparecer ou ser melhor que os outros pais, não, se sou assim agradeço aos meus professores que um dia dedicaram a atenção que meus pais não puderam me proporcionar

Termino aqui com alguns vídeos que você deve assistir e refletir de hoje em diante na valorização da educação e dos professores

Antes dos vídeos deixarei dos link's para baixar os Hinos Nacional e de nossa Cabo Frio caso você deseje

Hino Nacional

Hino de Cabo Frio

Vídeos








AINDA HÁ JEITO PARA O BRASIL!

Nenhum comentário: